logoviagem

logoviagem

sábado, 26 de maio de 2012

Rio Grande - Rumo a Castanhal ...


O dia começou com 6,5 e ai ficou doido .... Levei umas tantas quedas no gelo tentando me livrar a cordilheira. Nem acreditava no que tava vendo no termometro.



Ai meu rio está a venda ...


Susto cedinho. Acordei e a ideia era ir até a Bahia La Pataia, mas a estrada estava totalmete fechada e a Policia nao deixava ninguem passar. Gelo demais na estrada e nao dava pra passar. O trator ainda estava tirando o gelo e jogando um liquido quimico que deixa a estrada mais escorregadia ainda.

Susto e um aflito de leve >>>  de manhã cedo fui funcionar a moto e nada, nem sinal. Nao fazeia nenhum barulhinho no motor de partida. Ai, já vem aquele monte de coisa na cabeça. Onde encontrar um mecanico que consiga resolver o problema. Chamei um taxi e o taxista ja foi logo dando a dica.O frio acaba com a bateria e sua moto dormiu sem abirgo. Vai ter que comprar outra ou com sorte recarregar. Mas vamos em busca de um mecanico. 
Peguei o taxi e saimos, mas o povo so começa a trabalhar la pelas dez ou dez e meia. Ai tiva a ideia de comprar um cabo e fazer uma chupeta com o carro do taxista. Ele se porpos a ajudar e ai comprei o tal cabo. deixamos uns quinze minutos e dai fui testando e nada. Mas percebi que o motor de partida ja dava sinal, então era bateria mesmo. Depois de algumas tentativas a moto finalmente pegou. uhuh!!! Vibrei ...

Saí de Ushuaia já por volta das 12:00h., esperando que o gelo ja tivesse saido da pista. O trator retira, abre a estrada e ai o povo começa a sair. Caminhao passa a todo vapor. Aff!!! Jogando neve pra todo lado,parece até areia da praia. 

O dia começou com 6,5 graus, mas ai fui subindo e começei a sentir um frio muito maior do que eu ja tinha esperimentado ate o momento, quado vi o termometro estava bem no topo da cordilheira com menos 22 graus. Me desesperei e apertei o passo, nao deu outra, a primeira quedinha do dia. Na verdade são tombos de leve, nao da pra correr mesmo. Mas so de tentar parar a moto, ja vai pro chão porque a perna nao segura, escorrega e ai é chao de novo.

Roando o dia todo consegui 220 kilometros bem corridos, sem chance nem de parar pra comer. Foi so rodando mesmo a 20 e 30 km/h. Essa é a velocidade maxima.Quando nao tem neve, ai tem gelo. Mas tudo isso acompanhado do vento sobrando e cantarolando. Agente ouve o assovio do vento como se fosse filme de assombração.   Aff!!   Mas foi lindo .... 

Cheguei a Rio Grande e agora a chuva aperta o passo. Chuva e logo em seguida neva .....  Mas a parte mais desafiadora já passou. Agora é so tomar cuidado que ainda tem muito gelo até Comodoro Rivadavia. Depois é correr pro abraço e chegar em casa pra contar as historinhas que não pude postar.

Pra completar perdi a capa de chuva e aqui nao sev acha de jeito nenhum. Somente capa de chuva de agricultor. Comprei logo a mimha e amanha já irei usar com certeza. Previsao de muita chuva e neve por essa regiao. Ainda tenho ripio cheio de gelo. Isso é dificicil mesmo.Vou tentar fazer em duas etapas ... Isso é, se coseguir hotel em San Sebastian.

Na travessia da cordilheira, a moto atolou varias vezes na neve. Sorte que tive foi a solidariedade dos Argentinos que sempre paravam e davam aquela força. Quando a moto começava a querer sair do trilho eu ja pensava, lá vai mais um tombo. uhuh!! Mas passei no teste sem nenhum arranhão e a moto intacta. Parece que foi preparada para isso.

Amanhã tem mais ......




2 comentários:

  1. Legal Waldez, essa de 22º em cima da moto muito legal...
    Sempre me preocupei com o líquido de arrefecimento, em viagens a lugares frios, pode congelar e arrebentar seu radiador caso a concentração de etilenoglicol não esteja de acordo, mas confesso que nunca me passou pela cabeça essa da bateria... e pelo visto na sua tambem não. No caso o que funcionaria seria uma bateria solid state, tipo as de celular, NiCd ou Hidreto de Lítio... será que tem alguma?

    Boa viagem de volta! Suerte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barret - O Termo congelar foi o taxista que disse, nao sei ao certo se isso acontece realmente. O certo é que fiquei sem carga alguma na bateria ... Mas depois funcionou com uma carga rapida na chupeta. Deixamos a bateria ligada por uns 15 a 20 minutos e ai deu uma partida meio que pesada mas a moto funcionou. Quanto ao radiador tem um liquido anti congelante sim.

      Excluir