logoviagem

logoviagem

terça-feira, 5 de julho de 2011

De Puerto Quepos Costa Rica a Managua Nicaragua.

Vulcão ativo na Nicaragua ....

Nicaragua é quente demais, ai eles instalaram esses ventiladores gigantes.

Não sobrou nem pro cachorro, as 4 da tarde o almoço.


Um dia de 007 …


O dia hoje foi divertido. Saímos as 7:00 da manhã de Puerto Quepos na Costa Rica, precisávamos chegar cedo a Nicarágua. Mas só conseguimos chegar lá pelas 12:30. A chegada foi tumultuada, muita gente querendo ajudar e pedindo dinheiro. Nosso amigo chileno não gosta da idéia de pagar ninguém e decidimos que faríamos tudo sozinhos. Oh! Arrependimento ...

Ai começa nossa via dolorosa, mas animada para os tramites. Uma garoto nos segue passando todas as informações, mas demora já ganha um esculacho do Manoel. Na verdade nosso amigo Marcelo já havia dado essa dica para contratarmos os ajudantes. Eles já sabem todos os procedimentos e a coisa anda mais rápido.

A principio tudo deveria ser sem nenhum pagamento, é o que está escrito por toda parte, mas ai começam as cobranças. 12 dolares, depois mais 3, mais 5, depois mais 12, depois mais 1. Eita! fiquei logo todo perdido com tanta saída de dólares. Rodávamos igual peru em véspera de feriado ....

A fila da imigração não tinha menos de cem pessoas no sol quente torrando até pensamento. Mas ai entra nosso amigo Chileno com suas táticas de espião. Ele começa com uma conversa mole com o Policial que controlava a fila e em poucos minutos o policial nos colocou na frente de todos. Que legal!!!!

Opa! Temos um agente duplo conosco? Manoel começa a abrir um jogo muito doido. Ele conta como já saiu fugido da Nicarágua e fica preocupado com seu retorno. Nos conta do conflito entre Costa Rica e Nicarágua e como ele entrou numa barca furada de quase espião duplo. Os dois países tem um processo na corte de Aia, e ele foi contratado para dar um parecer sobre a questão das águas de um lago disputado pelos dois países. Eita! rolo danado. O certo é que ele foi retirado de helicóptero saindo fugido quando a Nicarágua descobriu que ele sondava os dois países. Caraça! Onde nos metemos kkkkkkkk Manoel nos avisou que se desse algum problema, deveríamos ligar para a embaixada do Chile e informar a historia que eles saberiam, com direito a telefone e tudo mais. Uff! Uma historia de 007. Juninho começa a especular e surta de vez. Será que ele espião? Manoel segue nos contando sobre o conflito, realmente ele sabe tudo e conhece todos os lideres dois governos. Sem nenhum problema, conseguimos entrar tranquilamente. Mas sempre na especulação sobre nosso amigo quase espião.

Menos de quarenta minutos depois um presente – Seguíamos tranquilamente, observando a paisagem e muito felizes. Derrepente uma barreira policial. Encostamos bem humorados cheios dos Buenos dias. Os policiais sorrindo logo pedem os documentos e percebo que um deles não nos encara e bate os documentos na mão. Para mim isso funciona como uma senha. Lá vem coisa .... – Pego o meu e os do Juninho, o Manoel ainda estava chegando.
– Os senhores acabam de cometer uma infração.
– Como? Qual infração?
- Uma ultrapassagem em local proibido.
- Mas senhor, nem carro há para ultrapassar.
- Foi lá atrás.

Manoel chega e ai começa aquele joguinho. Sem muita demora Manoel pergunta quanto é o acerto e o policial cobra 180 dolares. Caraca! Nenhuma infração e lá estávamos nós. Teríamos que pagar no banco, mas já não estaria aberto e ele reteria os documentos. Resultado, somente no dia seguinte receberíamos os documentos. Manoel é curto e grosso, tenho somente 25 dolares. – Ta ok! Vou relevar a infração.
Enquanto essa negociação ocorre eu filmo tudo com a canetinha. Eu tava vibrando e já pensando no vídeo postado na internet. Manoel sai e eu me preparo, subo e ligo a moto, mas antes de sair o policial corre, me chama e pergunta pela caneta. KKKKKKKKKK Na verdade enquanto eu filmava tudo, um outro policial observava e eu não vi. O 007 foi descoberto. Ele insiste e eu mostro que é apenas uma caneta. Ele tenta abrir, faz de tudo e nada consegue com a caneta. Mas mesmo assim confisca a caneta espião. Entre risos saímos sem as imagens que seriam extraordinárias na internet. Que raiva! O07 foi descoberto.

Assim terminamos o dia com muita gargalhada sobre o ocorrido. Menos 25 dolares no bolso. Foi muita novidade para um dia só.
Amanhã queremos chegar a Honduras e quem sabe até El Salvador.
Já chegando a Manágua pegamos uma neblina tão forte que não era possível enxergar nada a frente. Eu quase paro, mas continuei na manha e acompanhei os dois amigos.
Já nos avisaram que Honduras a corrupção é pior. Amanhã temos que comprar faixas refletivas para colocar nas motos, isso é motivo de multa se não tiver.

3 comentários:

  1. Olá Waldez, Juninho e Manoel

    Cada dia uma novidade. Que aventura amigo.
    O Manoel é uma figura, agora mais essa de espião...
    A corrupção presente em todos os lugares.

    Um grande abraço e vão em PAZ

    ResponderExcluir
  2. Essa nossa America Latina mais parece uma Latrina de tanta corrupção, hein Waldez. Ainda bem que vocês mantém o bom humor. Continuem assim e boa viagem.

    Antoniuss

    ResponderExcluir
  3. Eita Terceiro mundinho.... não consegue sobreviver sem a maldita da corrupção!
    Corruptos à parte, Boas Estradas pra vocês!!

    ResponderExcluir