logoviagem

logoviagem

quinta-feira, 23 de março de 2017

O CICLO CIRCADIANO


O Ciclo Circadiano e as Longas Viagens.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de tráfego (ABRAMET), a privação do sono e o cansaço, respondem por cerca de 60% dos acidentes entre motociclistas e motoristas. Um dado estatístico a ser levado a sério.

O Ciclo Circadiano compreende o período de aproximadamente 24 horas entre vigília e sono. Todos os seres vivos têm seu ciclo circadiano, que regula funções biológica. A luz é o fator principal nesta regulagem, mas há também as variações que envolvem a temperatura, marés, ventos e outros.

Se durante a viagem o Ciclo for alterado, isso se reverterá em privação do Sono na maioria dos casos. Ex. Se o motociclista costuma dormir as duas da madrugada e acordar as dez da manhã, antes de viajar, há que se fazer um ajuste do ciclo, a não ser que a mesma rotina seja mantida durante a viagem. Coisa que nem sempre acontece. Normalmente se acorda bem cedo para aproveitar a luz do dia.

O Ciclo Circadiano pode ser ajustado mudando a rotina entre o horário de dormir e acordar. Período de exposição a luz. Em geral, são necessários 21 dias para se criar o novo hábito. Mas o ciclo circadiano se ajusta fácil.

Para os casos de Jet Leg, tomar Sol é uma maneira eficaz de regulagem.

Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário