logoviagem

logoviagem

domingo, 20 de janeiro de 2008

Moto Aventura, deserto do Atacama Chile

Parte I
Por: Waldez Pantoja
***********************
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.
Amyr Klink - Mar sem Fim

Os grandes navios estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que eles foram feitos.


Com esta frase iniciamos nossa aventura rumo ao Deserto do Atacama no Chile, eu Waldez Pantoja e minha esposa Kátia. Uma aventura planejada e estudada com bastante antecedência. Na verdade o sonho de muitos, mas a realização de poucos.
Em casa deixamos a família, três filhos: Shamir ali, Ámila Ali e o mais novo de apenas três anos, Amir que já se mostra um grande viajante, viaja desde quando foi gerado.
Nosso grande objetivo esteve sempre muito claro, sabíamos que seriamos exigidos a dar o Maximo do nosso esforço tanto físico quanto psicológico. Desafiar os próprios limites, vencer os obstáculos interpostos em nossa jornada e ainda vencer o medo do desconhecido.
O próprio tempo que ora se mostrava um aliado, também tinha seu lado desafiador, tudo vinha em demasia. Quando chovia; quando ventava; quando fazia sol; quando éramos açoitados pelo frio intenso e impiedoso tínhamos que nos adequar e principalmente saber respeitar os limites do próprio corpo. A natureza nos pede respeito, contraria-la é por em risco a própria vida.
Saímos no dia 26 de setembro de 2007 as cinco da manhã rumo à foz do Iguaçu, por onde entramos na Argentina e seguimos rumo ao Chile para encontrar o grande e majestoso Deserto do Atacama, obra prima da natureza.
O primeiro trecho da viagem já bastante comum e conhecido de outras aventuras percorremos sem muitas novidades. Apenas a ansiedade é que nos fazia vez por outra esquecer inclusive de almoçar, foi o que aconteceu no primeiro dia, não sentimos fome alguma e continuamos a jornada com o pensamento voltado as maravilhas que iríamos encontrar pelo caminho a fora. Ansiedade pura.
Em foz do Iguaçu tratamos de adquirir o seguro carta verde, documento obrigatório para quem vai aos paises do Merco Sul com veiculo próprio.
No primeiro dia já em território Argentino dormimos em Corrientes e no segundo dia em Salta já prontos para encarar o tal deserto do Atacama.
Nos hotéis onde dormíamos e por onde passávamos tínhamos um lema, fazer amizade com o Maximo de pessoas possível, nós poderíamos precisar da solidariedade de alguém em algum momento. Isso realmente aconteceu.
Em uma viagem de aventura principalmente de moto a solidariedade é artigo de primeira necessidade, em alguns momentos você será solidário, em outro você poderá precisar da solidariedade de alguém. Tivemos a oportunidade de ajudar duas moças com o carro quebrado, na verdade o carro esquentou por falta de água no radiador. Depois de fazê-lo funcionar demos continuidade a jornada.
Em território Argentino vem a tona o futebol, inevitável não ouvir perguntas a respeitos dos nossos craques e também alguns comentários sobre Maradona.
**************
Algumas fotos no Link Acima.
Cont... Parte II

5 comentários:

  1. Parabens, um dia farei a minha...além da falta de gasolina como se portou a mirage?

    Já que o homem parece ter suportado tudo na boa...

    ResponderExcluir
  2. Agora que vi as fotos, mirage só no deserto....

    ResponderExcluir
  3. Isso ai - Na verdade a moto é uma Drag Star... rs rs rs

    ResponderExcluir
  4. ola Ice Ventura ,show de bola o blog,fiquei morrendo de inveja das fotos Oo,rsrs mais confeço que 24º já eh frio de mais pra mim que sou do de Manaus-Amazonas aqui o sol e rachar mais como em todo Brasil tá chuvendo e muito esses tempos,eu li seu comentario no meu blog a respeito do Betwin,passa la e confere a rsposta um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir